👉Você vê tantas postagens pela internet e fica se perguntando por que criar um blog?
Essa é uma dúvida comum às pessoas que estão iniciando no marketing digital e que desejam mais visibilidade para a sua imagem ou para o seu negócio.
Ao longo deste post, você verá que o blog é uma estratégia que pode
ser utilizada tanto para empresas quanto para projetos pessoais, podendo trazer
retorno para ambas as possibilidades. E o mais interessante: o blog não exige
grandes investimentos para que você dê início ao projeto e desenvolva um
trabalho para alcançar os seus objetivos.
Quer saber mais sobre o trabalho com blog e todas as suas
potencialidades? Então continue lendo este texto:
Afinal, o que é um blog?
O blog nada mais é do que uma página na internet na qual se concentram
diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se
fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e
escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse.
Há casos em que o blog é utilizado como um projeto
pessoal.
Você já ouviu falar sobre as blogueiras de
beleza? Então, tratam-se de pessoas com conhecimento na área que criam um blog
para dar dicas e para promover a sua imagem pessoal, de empresas e de marcas
parceiras (sim, também há publicidade em blogs!).
Assim, elas ganham autoridade na área e se tornam referência no assunto
ao mesmo tempo em que vão formando um público de seguidores que admiram o seu
trabalho.
Por outro lado, os blogs também são utilizados por empresas.
Normalmente, eles são inseridos nos sites, como uma parte do menu, um espaço no
qual o visitante entra e confere uma lista de conteúdos informativos.
Com isso, as empresas e os profissionais esclarecem as principais
dúvidas do seu público-alvo enquanto ganham autoridade na área e a confiança de
um potencial cliente.
Ainda não está convencido da importância dessa estratégia de marketing
digital? Então vamos aos argumentos…
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Por que ter um
blog?
De acordo com a pesquisa Content
Trends de 2016, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog
por acreditarem que seja uma boa estratégia.
O mesmo estudo aponta que as empresas que utilizam essa prática
aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que
não possuem um blog.
Mas, na prática, por que ter um blog?
1. Aumento da sua
visibilidade
Quando você cria um blog, é importante que você pense na divulgação.
Isso pode ser feito de diversas formas, como: anúncios no Google AdWords; email marketing; posicionamento nas buscas orgânicas do
Google; redes sociais; entre outras possibilidades.
Assim, quanto mais os seus artigos forem vistos, mais pessoas conhecerão
você e a sua empresa.
O melhor de tudo isso, é que você será conhecido por algo de valor, ou
seja, por fornecer informações úteis ao seu público.
2. Baixo custo
para início do projeto
Se você não tem um investimento para começar o seu blog, fique
tranquilo: não é preciso de muito.
Existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento que você
mesmo pode começar a usar de forma bastante intuitiva. Uma delas é a WordPress — inclusive,
uma das mais utilizadas no ramo atualmente.
Se você mesmo produz o seu conteúdo, então não terá gastos com outro
profissional. E a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas redes
sociais.
No entanto, se sobrar um dinheirinho, vale a pena fazer um impulsionamento do post na
sua fanpage para atingir maior alcance de público segmentado.
3. Aumento da
cartela de clientes e de seguidores
Quando a sua empresa ganha mais visibilidade — principalmente de pessoas
que se interessam pelo conteúdo do seu blog —, consequentemente você também
consegue aumentar a sua cartela de clientes e de seguidores das suas dicas e
dos seus tutoriais.
Isso acontece porque essas pessoas que visitam o seu blog estão
interessadas exatamente naquilo que você oferece.
Quando você oferece um esclarecimento às principais dúvidas, cria uma
relação de gratidão, e elas se sentem mais propensas a fecharem negócio com
você, que as ajudou.
4. Possibilidade
de gerar renda
Falamos sobre aumentar a sua cartela de cliente. E é claro que isso já é
uma geração de renda. Mas há outras formas, principalmente para quem trabalha o
blog como um projeto pessoal.
Tome como exemplo as blogueiras de beleza que citamos. E isso acontece
não só no ramo de beleza, mas de diversos segmentos, como: educação e ensino; gastronomia;
viagem; entre outros.
Quando você possui um alto número de acessos diários no seu blog, você
pode se cadastrar no Google
AdSense e vender espaços publicitários na sua página para
empresas que queiram divulgar produtos ou serviços que tenham relação com o seu
conteúdo.
Assim, os anúncios ficam visíveis e, a cada clique que eles recebem, você
ganha uma porcentagem do que o anunciante paga ao Google.
Outra forma é fazer os chamados publieditoriais,
conteúdos que você produz divulgando uma marca ou produto específico. No
entanto, ele não tem aquele caráter direto de anúncio.
Por exemplo: você tem um blog de viagem com muitos acessos e um hotel
acerta um pagamento em troca de um publieditorial. Nesse caso, você poderia
fazer uma publicação mostrando o hotel, as qualidades e falando da sua
experiência como hóspede.
Veja bem: você vai publicar a sua experiência diante dos serviços da
empresa. Mas atenção, é importante — e ético — que você deixe claro que se
trata de um publieditorial.
5. Relacionamento
com o seu público
Se você já tem uma boa cartela de clientes, por que ter um blog?
Porque é importante que você se relacione com os seus consumidores e
favoreça o processo de fidelização.
Enquanto os clientes acompanham os conteúdos do seu blog, você está na
mente deles. E, quando chegar o momento de decisão de compra, é da sua empresa
que eles vão se lembrar.
O mesmo vale para blog de projetos pessoais: enquanto você alimenta o seu público com informações de valor, sempre terá muitos acessos nas suas páginas.
Autor: Diogo Romero
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